O que é a Perícia Grafotécnica?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
O que é Perícia Grafotécnica - Núcleo de Perícias

Está precisando descobrir sobre a autenticidade de assinatura ou preenchimento de documentos? A perícia grafotécnica pode te ajudar!

As fraudes vêm se tornando cada vez mais comuns e, atualmente, com técnicas mais profissionais. Não é difícil encontrar alguém que já tenha passado por uma situação de falsificação de assinaturas, dessa forma é necessário que existam métodos meticulosos para conseguir identificar a veracidade das assinaturas em documentos.

Surgindo assim, o que chamamos de perícia grafotécnica. Entenda mais sobre essa perícia ao longo do nosso conteúdo!

O que é a perícia grafotécnica?

Grafoscopia é a ciência que estuda os grafismos, ou seja, a escrita como marca pessoal. Através desta ciência é possível fazer o reconhecimento de uma determinada grafia.

A perícia grafotécnica, portanto, tem como objetivo principal conseguir determinar a autenticidade de rubricas, assinaturas, além de constatar a autoria de textos.

Como é feita a perícia grafotécnica?

O exame grafotécnico exige um perito especializado, a assinatura que está em suspeita e um outro documento com assinatura, que é chamado de padrão de confronto, que seja de autoria da vítima.

Com esses documentos em mãos, o perito grafotécnico irá analisar e comparar ambas as grafias que, como resultado, poderão determinar a falsificação ou legitimidade.

Isso é possível pois cada pessoa tem uma identidade gráfica, que é equivalente à impressão digital da escrita.

Sendo assim, por mais que a fraude tenha sido muito bem-feita, é praticamente impossível a grafia ou assinatura ser 100% igual a original.

Especialistas explicam que isso ocorre pois o nosso cérebro, de forma inconsciente, envia o comando para executar a escrita de um modo específico e deixa um “rastro” que ajuda os peritos grafotécnicos a identificarem as possíveis fraudes.

As 4 leis da escrita

Para concretizar o que falamos acima, existem as 4 leis que regem a escrita. Elas foram escritas por Pellat em seu livro “Le Lois de L’Écriture” ou em português “As leis da escrita”, publicado em 1927. Confira:

  • 1ª Lei: “O gesto gráfico está sob influência imediata do cérebro. Sua forma não é modificada pelo órgão escritor se este funciona normalmente e se encontra suficientemente adaptado à sua função.”

  • 2ª Lei: “Quando se escreve, o ‘eu’ está em ação, mas o sentimento quase inconsciente de que o ‘eu’ age passa por alternativas contínuas de intensidade e de enfraquecimento. Ele está no seu máximo de intensidade onde existe um esforço a fazer, isto é, nos inícios, e no seu mínimo de intensidade onde o movimento escritural é secundado pelo impulso adquirido, isto é, nas extremidades.”

  • 3ª Lei: “O grafismo natural não pode ser modificado voluntariamente se não pela introdução do traçado de características de esforço despendido.”

  • 4ª Lei: “Quando, por qualquer circunstância, o ato de escrever se torna particularmente difícil, o escritor instintivamente dá às letras formas que lhe são familiares e mais simples, esquematizando-as, de modo que lhe seja mais fácil executar.”

Como identificar e denunciar a falsificação?

As falsificações costumam ser encontradas em cheques, contratos financeiros, documentos manuscritos e em muitos outros locais, que podem causar danos patrimoniais e morais inimagináveis para a vítima.

Dessa forma, se você desconfiar da fraude de uma assinatura, quanto mais rápido agir, menos danos serão causados.

É necessário registrar imediatamente um boletim de ocorrência e ir em busca de um perito que realize a perícia grafotécnica para comprovar a fraude e te isentar da responsabilidade por essa falsificação.

Quanto custa a perícia grafotécnica?

Não existe como passar uma precificação exata do serviço antes de entender cada um dos casos, isso se deve ao fato de que cada caso conta com uma dificuldade que exigirá mais ou menos horas de perícia, a quantidade das assinaturas que serão analisadas e a urgência do cliente em relação a entrega do serviço.

Conte com o Núcleo de Perícias

Agora que você entendeu sobre a perícia grafotécnica e se, de fato, está precisando desse serviço, saiba que o Núcleo de Perícias possui mais de 22 anos de experiência no mercado, técnicas próprias e reconhecidas por sua excelência, além de mais 16 mil laudos finalizados com sucesso.

Não perca mais tempo, converse agora mesmo com nossa equipe de profissionais altamente qualificados, clicando aqui!

Perícia de Transporte de Cargas - nucelo-de-pericias
Segmento de Transporte de Cargas e Passageiros

Perícia de Transporte de Cargas

A Perícia Técnica no segmento de Transporte de Cargas analisa os acidentes e possíveis irregularidades no transporte de cargas pesadas com base

Leia mais »
Acidente de trânsito
Perícia em Acidentes de Trânsito

Acidente de trânsito

Advogados usam a perícia em acidentes para defesa de seus clientes Qualquer processo na justiça envolvendo acidentes de trânsito com

Leia mais »