Qualquer tipo de incêndio é um evento grave e assustador, em especial quando um carro pega fogo se torna mais preocupante ainda, pois imagine que todos estão trancados dentro dele e ele ainda em movimento. Neste artigo quero apresentar as principais causas de incêndio em veículos automotores.
Somente carro velho pega fogo? Carro novo pega fogo?
Cada veículo pode possuir características que potencialize o risco de pegar fogo, independentemente de seu ano de fabricação.
Quando temos veículos mais velhos, ou melhor mais rodados, componentes que fazem parte das zonas energéticas, sejam elas de combustível, de alta temperatura ou elétricas, podem estar deteriorados e precisando de troca e com isso elevam-se os riscos de incêndio em veículos nestes modelos.
Quanto a veículos mais novos outros fatores podem deixá-los expostos a incêndio, como instalação de acessórios feitas de forma irregular, vicio oculto, que ocorrem desde sua fabricação e em veículos ainda em garantia, ou falha/defeito em componentes.
Sistema de som pode causar incêndio
Um sistema de som original foi projetado para ter suas cargas elétricas conforme especificações do veículo e se nada falhar ou não tiver nenhum defeito, raramente pode dar causa a um incêndio.
No entanto um sistema de som instalado e não original e composto de módulo de potência faz com que aumente a carga energética do sistema que originalmente não foi projetado para tal.
Com isso este novo sistema deve ser instalado com fios de bitola adequada, evitar emendas malfeitas e atritamento dos cabos em zonas cortante, somado ao fato de ser instalado sistemas de proteção quanto a sobrecarga adicional.
Muitos casos de incêndio devido a som ocorrem pelo fato do instalador não dimensionar adequadamente o novo sistema ao veículo. Muitos mantém os mesmos chicotes, fazem emendas inadequadas e não colocam sistemas de proteção e quando ocorre uma elevação de carga, justificada pelo módulo de potência e uma central multimídia não original, o sistema não estaria dimensionado, ocorre a sobrecarga e estamos diante de um incêndio.
Vazamento de combustível pode pegar fogo no veículo?
Resposta SIM, pois quando o combustível vaza, ele pode cair em zonas de elevada temperatura e assim iniciar o incêndio. Outros casos o vazamento ocorre e cai sobre o alternador e com o faiscamento gera a ignição e pode começar o incêndio.
Tem como saber a causa de um incêndio?
Estudamos todos os casos de perícia em incêndio que são desenvolvidos ao longo do ano com objetivo de aprimorar nossos trabalhos cada vez mais. Adotamos a técnica de Análise Reversa de Incêndio e, com isso, buscamos mapear zonas incendiadas começando do último ponto afetado e retroagindo até identificar a zona que se encontra o foco.
Com este mapeamento, conseguimos elementos mais concretos e assertivos para identificar a causa do incêndio.
Conte com o Núcleo de Perícias
O Núcleo de Perícias conta com mais de 20 anos de experiência no mercado e mais de 16 mil laudos emitidos, técnicas próprias, programas de última geração e reconhecimento por nossa excelência.
Não perca mais tempo e clique aqui para conversar agora mesmo com a nossa equipe especializada.